Óculos vendidos por ambulantes e uso de maquiagem estão entre os vilões

Começou o Verão e é hora de preparar as malas para as viagens de férias. Os destinos nesta época do ano são quase sempre praia e piscina. E, para isso, todo mundo lembra do protetor solar e do biquíni, mas poucos se preocupam com os olhos.

 E sim, é preciso cuidar deles também enquanto se aproveita o mar e o calor. A oftalmologista Cláudia Benetti, do Centro de Cirurgia Oftalmológica de Campinas, lista alguns cuidados fundamentais para se ter e não ficar com aqueles olhos vermelhos e irritados no final do dia. As orientações alertam também para evitar infecções, como a conjuntivite.

 1 – Evite usar maquiagem para ir à praia e piscina. Se entrarem em contato com os olhos, esses produtos podem causar danos à visão ou irritar os olhos;

 2 – Evite passar filtro solar próximo à região dos olhos;

3 – Utilize óculos de sol mesmo em dias nublados. “Se deixamos de usar óculos em dias nublados nossos olhos recebem tantos raios UVA e UVB quanto nos dias ensolarados”, alerta a médica;

 4 – Resista a comprar os óculos de sol vendidos na praia por ambulantes. As lentes de má qualidade geralmente não têm filtro anti-UV e não entregam a proteção que se espera. “A qualidade óptica das lentes pode gerar distorções que, ao longo do dia, causam cansaço e dores oculares e de cabeça”, explica.

5 – Procure um oftalmologista para prescrever lubrificantes de boa qualidade para serem usados várias vezes durante o dia na piscina ou na praia para evitar olhos vermelhos no final do dia. “O cloro usado nas piscinas pode alterar o pH dos olhos mudando a qualidade da lágrima, não permitindo uma boa lubrificação e assim, desconforto e ressecamentos com sensação de corpo estranho ou areia”, completa.

 6 – Em caso de areia nos olhos, lave com soro e não esfregue. Os grãos de areia podem arranhar as córneas e outras estruturas dos olhos facilitando a contaminação e a conjuntivite. Espere porque o próprio olho se encarregará de expulsar os grãos. “Nunca tente tirar sozinho a areia manipulando os olhos, procure um oftalmologista!”

 7 – Use chapéu e boné para proteger não só o rosto, mas também os olhos;

8 – É aconselhável o uso de óculos solares em crianças.

Dra. Cláudia Benetti –  médica formada pela PUC-Campinas, especialista em Oftalmologia pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), pós-graduada em Medicina Chinesa e Acupuntura pela Escola Paulista de Medicina (Unifesp) e pós-graduada em Medicina Integrativa pelo Hospital Israelita Albert Einstein. Fonte: Infinito Comunicação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *